Você tem o hábito de escrever?

breno freitas
5 min readSep 5, 2021

Eu tenho e faz mais de 4 ou 5 anos que escrevo quase todo dia.

Chamo isso de: Diário de Bordo.

A mídia criou um aspecto de que escrever um diário é coisa de menina.

Para mim isso é algo que melhora e te faz lembrar de coisas que aconteceram, que você vivenciou, superou e como você pensava anos atrás e como isso mudou.

Aprendeu? Não aprendeu? Mudou alguma coisa de lá pra cá?

DIÁRIO DE BORDO

Bom, o diário de bordo é um caderno que os Capitães de navios usavam (e ainda usam) para fazer suas anotações durante suas viagens em mar aberto.

Além de ser uma forma de documentar os problemas que eles enfrentam no mar, as vezes ele é útil também para registar ideias, pensamentos, sentimentos ou simplesmente colocar em uma folha de papel, qualquer coisa que esteja superlotando sua cabeça.

Assim como o diário de bordo é uma ferramenta valiosa para os marujos, pode ser uma ferramenta poderosa para nós.

Afinal de contas, grandes personalidades escreviam suas ideias em seus cadernos.

Pessoas como: Leonardo DA Vinci e o seu “Da Vinci notebooks”, ou Journal Notes. Ele anotava suas ideias e pensamentos desde anatomia humana a engenharia avançada (considerada algo muito avançado pra época dele), ele também inventou muitas coisas como robôs e o primeiro modelo de helicóptero…

O que muitas pessoas acham é que ele foi um gênio, porém não é bem assim que as coisas funcionam, talvez escreva sobre isso depois.

Outra pessoa também de datas antigas é Thomas Edison, em suas anotações da pra ver os primeiros protótipos da lâmpada incandecente que ele “inventou”, enfim Nikola Tesla, Abraham Lincoln, entre outros caras assim, também mantinham um diário de bordo.

Um dos caras mais atuais que conheço e que publica suas anotações é Bill Gates, com o seu site gatenotes.com, ele posta sobre os livros que ele ler e os indica, críticas sobre o aquecimento global, etc. Isso é um dos projetos que quero fazer também, um Ben Notes…

fonte

Notas digitais

Esse ano optei por escrever no digital, uso um programa para escrever em markdown chamado Obsidian (só pesquisar no google Obsidian.md) ele cria arquivos abertos, ou seja que não dependem de terceiros para serem guardados ou gerenciados, como o evernote, notion, medium e outras plataformas, só se você quiser.

Tá uma bagunça organizada? Tá mas vendo esse print, vejo que da pra organizar muito mais.

E sem contar que da pra exportar suas notas em pdf e em vários tamanhos, e conta com plugins nativos e pagos, e diversos temas, um que eu gosto de usar é o minimal, que é esse aqui…

E da pra ver quantas palavras e caractéres escrevi.

E confesso que minhas notas diárias no dia que mais escrevo, fica em torno de 4 a 8 mil caracteres. É basicamente 4x esse texto aqui.

Uma das propostas do Obsidan é que ele se torne o seu segundo cérebro, ou seja… que você guarde todas as suas ideias e pensamentos nele, sendo algo até certo ponto seguro, pelo menos não fica nas mãos de terceiros na núvem logo de cara.

O bom do digital é que você guarda muito rápido as coisas da sua cabeça no papel digital. Chega um momento que não tem mais nada o que passar pra lá.

Outro ponto é que no obsidian da pra fazer anotações por voz, o que me fez desenvolver mais minha comunicação e como eu falo, ainda é recente mas vejo melhorias.

A parte ruim é que a sensação lenta e prazerosa de escrever no papel não existe.

Motivação

O que me motivou a escrever foi justamente ver como eu pensava no passado.

O que eu fiz pra resolver os problemas que enfrentei, e registrar minhas ideias, já que são poucas as pessoas que gostam de ouvir.

Mas tem outro motivo mais recente que estou tentando aderir, que é o de deixar pros meus filhos para eles conhecerem como o pai deles pensava na época, o que ele enfrentou e como ele resolveu ou não resolveu as coisas. Imagina se você podesse conhecer o que seu pai fez ou como ele pensava quando ele tinha a sua idade? As coisas que ele precisou passsar, os lugares que ele foi, a maneira de pensar, talvez como ele conheceu a sua mãe haha.

Se você quer começar esse hábito:

  1. Separe um caderno que você vai levar pra todo canto, ou use o obsidian. Se quiser, você pode comprar um dos cadernos que faço na TEDRAVAL.
    Num futuro muito não distante, espero ter condições de comprar um reMarkable 2 ou 3
    (185) Introducing reMarkable 2 — the paper tablet — YouTube
  2. Separe uma boa caneta, de preferencia cara e boa, porque você vai dar mais importância em escrever com ela, mas pode ser desde uma bic, ou uniPin fine line 0.2 que é a minha atual, ou a que o Bill Gates usa Uni-ball fine Deluxe Waterproof Super Ink.
  3. Escreva qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Recomendo começar escrevendo a data, hora e local da sua anotação, a partir daí é com você!

Mas então, me diz ai se você escreve e o que te motiva?

--

--

breno freitas

Buscando uma vida simples e com sentido, enquanto aprendo mais sobre Deus nosso Pai e Criador.